About Olímpia Futebol Clube

Uma associação profissional de futebol do Brasil chamada Olímpia Futebol Clube , também conhecida como Olímpia , está situada em Olímpia , São Paulo. A equipe joga na segunda divisão do Campeonato Paulista, a quarta divisão do campeonato paulista de futebol.
Eles já participaram da Série A.
O mascote do time é o galo, e as cores da casa do clube são azul e branco.
Location: Olímpia, State of São Paulo, Brazil
Fundação : 5 de dezembro de 1946
Leagues: Campeonato Paulista Série A3, Campeonato Paulista Série B
Em 1946 surgiu o glorioso Olímpia Futebol Clube. Em 5 de dezembro de 1946, Olympia apareceu. Através do Dr. Orlando Lopes, já conhecido no meio esportivo de Olímpia, por seu trabalho e dedicação assumiu a presidência da Associação Atlética Olímpia. Como primeiro passo, extinguiu o nome AA e colocou o OLÍMPIA FUTEBOL CLUBE, adotando definitiva e oficialmente as cores azul e branco, que permanece até hoje.

Em 1953, a cidade de Olímpia completava 50 anos, grandes preparativos estavam programados para comemorar o meio centenário da cidade. O Olímpia FC, impossibilitado de disputar a 2ª Divisão, cairia para a 3ª. Para comemorar o Aniversário da cidade, o time do SEPalmeiras, da Capital, veio a Olímpia para um amistoso, placar de 2×1 para o Verdão.
Em 1957, o Olímpia FC sagrou-se campeão do “Setor 33”, a OFC disputou com brilhantismo inusitado, o evento “terceiro” da FPF, dividido em setores. Foi o legítimo campeão de sua série com uma ótima campanha. Só não ascendeu à Segunda Divisão, porque perdeu para o Fernandópolis. A contagem foi de 2×1 para o adversário.
Foi um ano brilhante, em 1959, o campeonato disputado pelo Olímpia FC. A torcida voltou em grande número ao Estádio Tereza Breda. O alviceleste foi um rolo compressor, batendo as equipes, sendo campeão da “Série Brigadeiro Faria Lima”, e disputando a vaga de bis contra o AA Votuporanguense em campo neutro, jogo em que o Olympia perdeu de virada por 2 a 1 e novamente se despediu do sonho do acesso.
Em 1961, o Olímpia foi campeão da “Série Cafeeira”, grandes astros que, somados aos excelentes valores existentes, levariam o alviceleste a uma brilhante campanha, onde voltaria a ser o campeão de sua série, denominada “CAFEEIRA”. Novamente, a final seria contra o time de Votuporanga, só que desta vez, a vitória foi de 2 a 1 para os olímpicos.
Um ano de alegrias e decepções foi em 1693, o clube disputou a 2ª Divisão “Série C”. Classificado para as finais, o clube eliminou os melhores jogadores e acabou desclassificado.
Em 1973 o Olímpia sagrou-se Campeão da “Série C”, a campanha em sua série foi excelente, começando pela disputa do evento denominado “Centenário”, contra times como Internacional de Bebedouro, Garça, Araçatuba e Corinthians de Presidente Prudente.
Em 1975, o Olympia seria mais uma vez campeão, inclusive com o título da “Série C”, dando ao clube condições de disputar sua promoção para a “Divisão Especial” da FPF, ressalte-se que a partida final, deu o título da “Série C” para o alvi-celeste, foi contra o Votuporanguense por 1×0. Infelizmente, nas eliminatórias para a passagem à Divisão Principal, o OFC seria derrotado pelo Santo André.
Chega o ano de 1978, um ano trágico na história do futebol olímpico, ocorre o fim do Olímpia, o Alvi-celeste é excluído da FPF
Em 1985, o OFC ressurge.
Em 1986, o Olímpia foi campeão do 1º turno, chegando a 15 pontos em 9 jogos em uma campanha considerada excelente, no segundo turno o OFC foi vice-campeão, classificado para a 3ª Fase “Grupo V”, junto com o Oeste de Itápolis e São Simão. Pela diferença de apenas 1 ponto, o alvi-celeste foi desclassificado.
Em 1988 com o Olímpia FC na “Divisão Intermediária”, fazendo uma excelente campanha, conquistou o título de Campeão da 1ª Rodada da “Série E”, Grupo 3, o clube juntamente com Barretos chegam ao título de sua série, com 33 pontos venceu e também o título de vice-campeão da segunda. O jogo classificatório para o Intermediário foi em Pirassununga contra o Pirassununguense, 1 a 0 para a OFC, uma verdadeira torcida esperava no trevo da cidade, a chegada da delegação azul e branca, com fogos de artifício e tudo.
1990 foi o ano em que o Olímpia FC ingressou pela primeira vez na Primeira Divisão, em fase de grandes dificuldades para se manter na Divisão Intermediária, a diretoria da OFC tenta licenciar o time naquele ano com a FPF, mas seu pedido é negado, mesmo sofrendo a ameaça de ser rebaixado para a 2ª Divisão novamente. Esforços foram somados para montar o time, e esse time acabou dando a maior alegria vivida pela torcida até hoje – O título de Campeão Paulista do Intermediário deixando para trás o Rio Branco de Americana que era o vice, o Sãocarlense e o Marília, Comercial de Ribeirão Preto entre outros. A equipe de base era Silvio Luiz, Eduardo, Edson Oliveira, Jandilson e Donizete; Jânio, Marco Antonio Cipó, Cassinho e Carlos Alberto; Carlão e Gil Catanoce, também estavam no elenco Trigo, Wilson, Zé Carlinhos, Castro, Aloysio, Zé Roberto,
A year later, in 1991, Olímpia disputes the First Division, in the first match Olímpia plays against São Paulo in Olímpia, a 1-1 draw. OFC- Toni, Eduardo, Juninho Fonseca, France and Ailton; César Ferreira, Jânio e Bandeira; Cassinho ( Castro ), Carlão and Marco Antonio Cipó. São Paulo FC – Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão and Vítor; Amilton, Müller, Elivelton; Cláudio and Raí.
Nos anos seguintes, o Olympia quase sempre passou por dificuldades e em 1996, após uma campanha ruim na série A-2, o Olympia foi rebaixado para a Terceira Divisão (Série A-3).
Em 1997, com um elenco jovem e modesto, e com uma campanha muito boa, a equipe chegou ao Quadrangular final da série A-3 onde apenas duas equipes subiram para a série A-2, Olímpia, São Caetano, Mirassol, O União Barbarense, brigava pelo acesso, para o Alviceleste faltavam apenas 2 pontos para o acesso, sendo campeão do Mirassol, vice do União, 3º Olímpico e 4º São Caetano.
1999 foi mais uma vez um ano de péssima campanha, o Olympia escapa da Quarta Divisão (B-1) na última rodada em Itápolis, precisava vencer e estava perdendo por 1×0 a 35 do segundo tempo, quando aconteceu o milagre o OFC virou o jogo e venceu por 2×1, conseguindo se manter na série A-3.
Em 2000, após conseguir um forte patrocínio, o Olímpia com uma bela campanha sagrou-se campeão da Série A-3 do Paulista. Em seguida, disputa a série A-2 no mesmo ano, deixando a final na última rodada. Ainda em 2000, na Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro Série C), outra excelente campanha a equipe chegou à Semifinal, chegando perto de se classificar para as oitavas de final da Primeira Divisão do Brasileiro daquele ano, e ainda conquistando uma vaga na Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 2001, o alvi-celeste acertou a trave e só não conseguiu o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paulista porque não conseguiu somar um ponto na disputa por pontos corridos. Com a expansão do Paulistão para 20 times, cinco times da Série A-2 ascenderiam à A-1. O Olympia chegou à sexta posição e terminou o campeonato apenas um ponto atrás do rival América, que por sua vez conquistou o acesso.
Depois de disputar o Campeonato Paulista da Série A-2 por sete anos consecutivos, o Olympia fez uma péssima campanha em 2006 e foi rebaixado para a Série A-3, considerada a terceira divisão do futebol paulista. Neste intervalo de tempo, o Galo Azul realizou campanhas medianas sempre lutando pela fase intermediária da classificação, hora lutando para não cair, hora lutando para se classificar entre os finalistas, mas sem nenhum destaque, disputada pela Copa FPF 2003, na qual O Olímpia fez uma ótima campanha, sendo eliminado nas quartas de final pelo Ituano, que havia sido Campeão Paulista da Série A-1 no ano anterior. O destaque da equipe foi o atacante Lúcio Olmos, que marcou 16 gols, tornando-se o maior artilheiro do Olímpia na mesma temporada.
O ano de 2007 também ficará marcado na memória de todos os atletas olímpicos. Mais uma vez, após quase não disputar o campeonato e quase encerrar suas atividades, o Olímpia Futebol Clube conquista um dos títulos mais importantes de sua história: o de Campeão Paulista da Série A-3. Mesmo formando um bom time, muitos não acreditaram no time que foi o último a se classificar para a segunda fase, mas o primeiro a garantir o acesso. O alvi-celeste ainda deixou adversários de peso como Ferroviária e XV de Piracicaba. Na final, o Galo Azul derrubou o Atlético Monte Azul, fora de casa e viu uma torcida vibrante e apaixonada esperando a chegada do time ao trevo da cidade. A equipe base era: Douglas; Gil, Márcio, Rafael Silva e Edson Paraná; André Oliveira, Fabrício, Dobrada e Rafael Ipuã; Paulinho Piracicaba e Alexandre Bortolato; o elenco contou ainda com: Igor,
2008 foi um ano de muita emoção para o torcedor olímpico. Após o título do ano anterior e uma grande campanha na Copa FPF, realizada no segundo tempo, tendo sido eliminado na fase final diante da Juventus, o Galo Azul tinha tudo para fazer uma grande temporada. Porém, mesmo com a base mantida e a contratação de bons reforços, o time não teve sucesso em campo e mesmo com um bom início acabou sendo rebaixado para a Série A-3 do Campeonato Paulista.
Em 2010, o Olympia teve o que pode ser considerado o pior ano da história. A equipe chegou ao fundo do poço com o rebaixamento para a quarta divisão (Série B do Campeonato Paulista). Foi sem dúvida o pior momento do clube desde o seu ressurgimento em 1985. Em 2011, disputando a quarta divisão pela primeira vez, o Galo Azul até fez uma boa campanha e chegou ao quadrangular final, mas foi desclassificado.