Reunião na tarde desta quarta-feira confirmou desistências de União São João e XV de Jaú.
Foi realizado na tarde desta quarta-feira, o Conselho Técnico da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Representantes dos clubes puderam discutir, na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, as diretrizes da competição para a temporada 2015 e uma surpresa aconteceu: União São João e XV de Jaú, dois dos clubes mais tradicionais da Divisão, informaram que por problemas financeiros, não disputarão.
A atitude e determinação dos dois times é um reflexo do que a Federação Paulista de Futebol fez com com o Interior durante os 12 anos da gestão de Marco Polo Del Nero, enriquecendo os clubes grandes e a própria entidade e vendo os clubes menores despencarem sem dinheiro e apoio.
Conselho Técnico aconteceu nesta quarta-feira
O torneio tem início previsto para o dia 19 de abril. As equipes terão até o dia 11 de fevereiro para confirmar participação e entregar os laudos dos estádios de suas cidades para disputar a competição.
As principais novidades serão o número de atletas inscritos, que será limitado em 28 atletas (25 de linha e três goleiros), repetindo as determinações nas outras três divisões paulistas, sendo possível quatro trocas se o time avançar de fase. A competição também contará com o fair-play trabalhista, assim como na Primeira Divisão. O torneio segue com atletas sub-23, com a permissão de até três jogadores acima da idade por equipe em cada partida.
Assim como em 2014, os clubes serão divididos em Grupos na Primeira Fase e novamente na Segunda Fase. Apenas os semifinalistas obtém o acesso para a Série A3. O número de clubes ainda não é confirmado, mas tradicionais, como União São João e XV de Jaú já confirmaram que estarão fora devido a crise financeira.
FALÊNCIA DO FUTEBOL PAULISTA
A desistência de XV de Jaú e União São João na disputa da Segundona do Campeonato Paulista é apenas um reflexo do que se tornou o futebol no Estado nos últimos anos. Ao mesmo tempo que os clubes nadam em dívidas, a Federação Paulista de Futebol está cada vez mais rica.
Ambos os clubes que anunciaram a desistência já foram de primeira divisão e o representante de Araras detém um título do Campeonato Brasileiro da Série B, em 1996. Com a criação da Lei Pelé em 1999, o clube, que até então era uma empresa, não conseguiu se sustentar por si mesmo e acabou afundado nas dívidas.
Fonte: Futebol Interior (www.futebolinterior.com.br)